terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Esquerda ou Direita

Ser de esquerda ou de direita é um rótulo que incomoda muitos tucanos (não todos). Esta terminologia ultrapassada e inapropriada está em desuso na maior parte do mundo. Todavia, ainda sobrevive no Brasil - devido à mídia e ao meio acadêmico - e na França, seus criadores. Tanto cá como lá o debate é totalmente estéril. Na maioria das vezes o que está por trás destes termos é a tentativa de separação entre o bem e o mal. Os esquerdistas se julgam como sendo do bem, enquanto a direita seria do mal. E vice-versa.

Quem, nos dias de hoje, poderia elencar as características necessárias para distinguir politicamente esquerda de direita? Quem poderia definir este conjunto de características como sendo do bem ou do mal? Esta definição (teórica) seria aceita consensualmente pela sociedade? Creio que a resposta mai provável para todas estas perguntas seria "não".

Então propomos que abandonemos o uso desta classificação extemporânea e passemos a debater princípios e idéias. Como já disseram: "não existe nada mais parecido com a direita do que a esquerda quando no poder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário